"Agradeço a Deus-Pai por me ouvir e me atender. Agradeço a Deus-Pai por ouvir minhas palavras antes de eu as proferir, e atender a meu pedido antes mesmo de eu expressar." Masaharu Taniguchi



domingo, 22 de agosto de 2010

Cura em oito cores

Branca, violeta, azul, verde, rosa... Nesta meditação, você imagina uma luz passeando pelos pontos vitais de seu corpo. Ao fim, seu espírito estará leve, a respiração, apaziguada, e o mundo ao seu redor, mais harmonioso. - Texto • Kátia Stringueto

Você acorda, toma café, ou nem isso, sai para o trabalho, resolve problemas, liga para marcar ou desmarcar uma consulta, enfrenta o trânsito, paga as contas, retorna a ligação de alguém querido e esquece, muitas vezes, de dedicar alguma atenção a si mesma – por mais breve que seja. Quando chega ao término do dia exausta, é compreensível que o maior desejo seja se jogar na cama. Mas, se uma meditação ajudasse a ter um pouco mais de autodomínio (ao menos físico e psíquico) no meio da correria diária, você se animaria a investir nela? A promessa é atraente: comece agora e se beneficie com mais concentração, saúde e equilíbrio.
A base é o reconhecimento, no cor po, dos pontos de força vital – os chamados chacras. Eles estão alinhados, como você provavelmente já ouviu falar, do topo da cabeça ao fim da coluna. A diferença, nesta meditação, é que um oitavo chacra será incluído: o chacra transpessoal, situado a 15 cm do topo da cabeça. Esses oito pontos mantêm uma correlação com os órgãos, regem as emoções e garantem a ligação com o mundo espiritual. Em equilíbrio, fazem a energia fluir bem pelo corpo. Porém, quando estão em desarmonia, podem criar nós de energia, que se repercutem em dificuldades nos relacionamentos e até em doenças.
É mais ou menos como acontece com o campo de energia da casa, que os chineses conhecem tão bem e é especialidade de Silvana Helena Occhialini, autora do recém-lançado Feng Shui, o Poder de Atrair a Prosperidade (ed. Roca). Segundo esse sistema de harmonização de ambientes, a energia chi deve circular livremente para não criar bloqueios e prejuízos aos moradores.
O mapa para localizar esses pontos é o ba-guá, dividido em oito áreas: prosperidade, família, carreira, relacionamento, criatividade, sabedoria, sucesso e amigos. Segundo a estudiosa, cada área dessa bússola pode ser associada a um chacra. O canto da prosperidade, por exemplo, está relacionado ao chacra básico, o da sobrevivência, segurança e estabilidade. “Quem fez essa analogia foi uma das maiores especialistas em feng shui do Ocidente, a psicóloga americana Nancy SantoPietro”, explica Silvana.
Para alinhar os pontos vitais, recarregando a energia pes soal, Silvana aprendeu com a mestra Nancy a meditação das cores. Com ela, somos orientados a visualizar uma luz branca que purifica o corpo, descendo do topo da cabeça, com o cuidado de vibrar em cores específicas cada vez que passa por um chacra. “Como toda forma de meditação, essa é uma ferramenta de apoio. É normal, às vezes, não conseguirmos visualizar a cor representativa de um ponto, e essa informação deve ser pensada depois. Pode ser um dado de que aquela parte do corpo e o que ela significa estejam em algum tipo de sofrimento. Reconhecer isso é se alinhar com o propósito de curar”, diz Silvana.
Uma possibilidade é ir para a meditação com o objetivo de resolver uma questão específica. O equilíbrio dos chacras promove a melhora da saúde. Mas a cura não precisa ser só de problemas físicos. “Meditar sempre ajuda a ver com mais clareza”, lembra a especialista.

Chacra transpessoal
LOCALIZAÇÃO
15 cm acima do topo da cabeça.
COR
Branca.
ÁREA DO BA-GUÁ ASSOCIADA
Amigos.
INTERFERÊNCIA NA SAÚDE
Este centro está associado com o caminho da alma. Ele impediria as vibrações energéticas negativas de afetarem o corpo.

Chacra coronário
LOCALIZAÇÃO
No topo da cabeça.
COR
Violeta.
ÁREA DO BA-GUÁ ASSOCIADA
Sucesso.
INTERFERÊNCIA NA SAÚDE
Problemas nos olhos, no sangue, distúrbios cerebrais.

Chacra frontal
LOCALIZAÇÃO
Entre as sobrancelhas.
COR
Azul-índigo.
ÁREA DO BA-GUÁ ASSOCIADA
Sabedoria.
INTERFERÊNCIA NA SAÚDE
Afeta também os olhos e ainda pode provocar, por exemplo, sinusite, perda de audição, infecções no ouvido, dores de cabeça.

Chacra laríngeo
LOCALIZAÇÃO
Na garganta.
COR
Azul-celeste.
ÁREA DO BA-GUÁ ASSOCIADA
Criatividade.
INTERFERÊNCIA NA SAÚDE
Assuntos  ligados a boca, dentes, gengiva, garganta, dores no pescoço, problemas na tireóide.

Chacra cardíaco
LOCALIZAÇÃO
No centro do peito.
COR
Verde ou rosa.
ÁREA DO BA-GUÁ ASSOCIADA
Relacionamento.
INTERFERÊNCIA NA SAÚDE
Problemas do coração, pressão alta, infecções respiratórias, artrite, problemas ãos, braços, ombros e coluna.

Chacra do plexo solar
LOCALIZAÇÃO
Na boca do estômago.
COR
Amarela.
ÁREA DO BA-GUÁ ASSOCIADA
Carreira.
INTERFERÊNCIA NA SAÚDE
Diabetes, distúrbios de estômago, fígado e intestino, viroses, exaustão, ansiedade, insônia, fraqueza, medos, raivas e culpas.

Chacra social
LOCALIZAÇÃO
Abaixo do umbigo.
COR
Laranja.
ÁREA DO BA-GUÁ ASSOCIADA
Família.
INTERFERÊNCIA NA SAÚDE
Sistema reprodutivo, coluna, vesícula, útero, rins e vias urinárias.

Chacra básico, da sobrevivência, segurança e estabilidade
LOCALIZAÇÃO
Na base da coluna.
COR
Vermelha.
ÁREA DO BA-GUÁ ASSOCIADA
Prosperidade.
INTERFERÊNCIA NA SAÚDE
Ossos, costelas e região pélvica, joelhos, pés, nervo ciático e tornozelo.
 
Meditação para equilibrar os chacras

Esta meditação leva cerca de 14 minutos. Porém você pode aprender os conceitos básicos e se deixar guiar pela intuição. O mais importante é entender o processo e relaxar.
Sente-se num lugar agradável, relaxe e inspire lenta e profundamente. Traga sua atenção para o topo da cabeça e visualize uma luz branca. A cada inspiração e expiração, a luz se tornará mais clara e brilhante.
Inspire o branco, preenchendo o chacra coronário e iluminando o topo da cabeça. Lentamente, transforme essa luz na cor violeta. Imagine que ela fica mais forte. Suavemente, volte o violeta para a cor branca brilhante.
Continue a respirar e vagarosamente transporte a luz por meio da inspiração para o sexto centro de energia, entre as sobrancelhas.
Inspire a luz branca no centro dessa área, preenchendo- a e permitindo que a luz circule em volta dos olhos e atrás deles. Faça com que o branco se transforme em azul-índigo. A cada inspiração, traga o índigo para seu terceiro olho, circundando a área externa e em volta dos olhos. Inspire e expire.
Agora, novamente inspirando, retorne ao branco brilhante e conduza-o para o chacra laríngeo – o centro de sua garganta, o quinto centro de energia. Visualize muita luz nesse ponto. À medida que continuar a inspirar a luz em volta e atrás do pescoço, permita que a luz preencha sua boca. Continue no branco e visualize que ele limpa esse centro de energia. Mantenha lento o ritmo da respiração e torne a luz azul-celeste. Nesse tom, preencha a garganta, atrás do pescoço, e a boca. Inspire e expire. Deixe o azul virar branco e traga a luz para baixo, para o centro do coração. Vagarosamente, envolva o coração com essa luz, permitindo que ela se mova para ombros, braços e mãos. Em seu coração, essa energia se torna verde. Inspire verde dentro de coração, costas, área em volta dos ombros, braços e mãos. Expire. A luz verde passa para o branco.
O branco chega ao terceiro centro de energia, o chacra do plexo solar. Preencha o estômago com essa luz. Transforme-a em energia de cor amarela. Respire devagar e faça-a se tornar branca.
Agora, a luz branca chega ao chacra social, ou umbilical, mais ou menos 5 cm abaixo do umbigo, preenchendo os intestinos e a parte baixa das costas. A cor fica laranja, ocupando toda essa área. Inspire e expire a cor.
Sem pressa, transforme-a em branco e conduza para o primeiro centro de energia, seu primeiro chacra, na base da coluna. Visualize a cor branca nesse ponto, preenchendo coxas, joelhos, pernas, pés e dedos. Aos poucos, essa cor se torna vermelha. Imagine-a na base da coluna e descendo para pés, pernas e dedos. Inspire e expire.
Torne a visualizar a luz branca. Traga agora essa energia para cima, de volta para o segundo centro, depois para plexo solar, coração, garganta, chacra frontal e entre as sobrancelhas, e conduza para o topo da cabeça. Inspire profundamen te e conduza agora para aquele lugar seguro e repousante, a cerca de 15 cm acima da cabeça. A cada inspiração, a luz estará mais brilhante, fortalecida. Lentamente, faça uma respiração e traga sua atenção de volta ao ambiente. Inspire.

Fonte Revista Bons Fluidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.