"Agradeço a Deus-Pai por me ouvir e me atender. Agradeço a Deus-Pai por ouvir minhas palavras antes de eu as proferir, e atender a meu pedido antes mesmo de eu expressar." Masaharu Taniguchi



segunda-feira, 19 de março de 2012

Ho'oponopono

Perguntas freqüentes:

Recolhemos perguntas e respostas de várias comunidades na internet onde fazemos esclarecimentos sobre a prática dos processos Ho’oponopono. Procuramos manter o teor das perguntas intactas, mas sem os nomes das pessoas, a quem agradecemos pela participação que traz benefícios a todos.

Como fazer o processo?

Expectativas de resultados atrapalham a técnica?

As frases são dirigidas a quem?

Porque não estou tendo resultados?

Ho'oponopono pode ajudar a se livrar de vícios?

Porque entrei em crise?

Como lidar com os problemas?

Deve-se falar ou pensar as frases?

C. pergunta: Como fazer o processo? Olá. Já li tudo o que pude encontrar sobre Ho’oponopono na net. Textos em inglês, espanhol e português...
Não entendi com clareza como deve ser feito o processo..!!
Caso tenhamos um problema específico. Como devemos proceder?
Porque repetir várias vezes um mantra simples é fácil, mas repetir frases construídas e complexas como:
Sinto muito por ter criado ou atraído um pensamento em mim que está causando esse problema. Etc. e por aí vai.
como é que fazemos? Como tratamos de questões pessoais ou de alguém que amamos?

Resposta: Lhe respondendo C., procuro não fazer Ho'oponopono para conseguir um resultado.

Na minha experiência, pratico Ho'oponopono para limpar as memórias associadas ao sentimento que estou tendo relacionado ao assunto em questão. Não para resolver a questão, deixo isto para Deus fazer porque Ele sabe exatamente qual é o problema e a solução. Nosso intelecto acha que pode resolver as coisas, mas isso é uma ilusão que ele usa para se ocupar, se distrair, se entreter, ele sempre acha que pode consertar as pessoas.

D. pergunta: Expectativas de resultados atrapalham a técnica? Ouvi um vídeo no qual Mabel Katz dizia que enquanto houver expectativa, a técnica não funciona. Comecei a fazer Ho’oponopono porque estou passando um problema com vizinhos barulhentos, o que me deixa deprimida, e com expectativas. Pensei em sair umas duas semanas de casa e fazer Ho’oponopono porque acho muito difícil me concentrar embaixo de barulho. Mas nesse caso, terei expectativas. E mesmo ficando em casa, terei expectativas.

“Devemos ficar de olho em ter expectativas em nossa vida. O limpar não tem
nada a haver com expectativas. Não estamos limpando para salvar a vida de
alguém. O porquê estamos limpando é para acontecer pacificamente o que é
perfeito e correto em nossa vida.”
Esta citação acima está no E-Book Ho’oponopono.

A minha expectativa é conseguir circunstâncias perfeitas e corretas na relação com meus vizinhos, mas não sei exatamente o que fazer ou o que esperar, com exceção da tranqüilidade, a paz e um bom entendimento entre todos.
Isso não é uma expectativa?

Resposta: Sim D., são expectativas. O melhor é você fazer o Ho'oponopono em cima das suas ansiedades, elas estão ligadas às memórias que se repetem e manifestam esta situação desagradável. Toda vez que vier à tona mais uma ansiedade, pense nas frases, ou frase que lhe diz mais naquele momento. Com certeza depois de um tempo haverá um deslocamento interior e você se sentirá bem melhor.
Uma variação que traz bons resultados é a seguinte:
“Divindade recolha todas as memórias que estão se repetindo neste cenário desagradável e transmute-as... à zero.” siga com as frases; "sinto muito" (por ter permitido que estas memórias se repetissem),” me perdoe" (pelo teu descuido, pela tua condenação das memórias do ocorrido), "te perdôo" (pelo sofrimento que elas lhe causaram), "sou grata" (pela lição que elas, as memórias, lhe deram), "te amo" (você ama as memórias e as liberta). Repita estas frases por um tempo, e não se preocupe mais com os resultados. Terás uma grata surpresa, com certeza.

Mais sobre expectativas:

Já li que não devemos fazer visando um resultado específico e que fazendo assim não funciona, mas li um depoimento onde a pessoa diz: "Me lembro de uma situação que estava me incomodando (...). Então me deitei e falei que queria curar aquela situação e imaginado que estava dentro de mim comecei a falar: Sinto muito! Te amo!" E então ela sonhou com a solução e no outro dia teve uma confirmação.

I.

Resposta: Essa pergunta foi muito bem respondida no fórum:

“I., na minha modesta e leiga opinião, penso que ela fez o Ho’oponopono em cima de um sentimento que a estava incomodando e não visando um resultado específico, mas recebeu a solução de uma forma inesperada.”

D. pergunta: As frases são dirigidas a quem? Quando você fala das frases, eu fiquei com uma dúvida:
Eu deveria também dizer à divindade que eu a perdôo?
--------------"te perdôo" (pelo sofrimento que elas lhe causaram),
Pensei que o Eu Te Amo fosse endereçado à Divindade em mim, não às memórias.
--------------"te amo" (você ama as memórias e as liberta).
Ou isso são detalhes sem importância porque eu estou de toda forma falando com as forças que estão no meu interior?

Resposta: É compreensível sua dúvida. Sim, estamos tratando de detalhes relativos à limpeza do momento, e sempre tem a haver com você.

Lembre-se que nada acontece "lá fora", mas às vezes em situações que envolvem o próximo nós nos dirigimos ao divino que existe naquela pessoa porque compartilhamos energias/memórias. Mas estamos sempre pedindo a Deus para limpar em nós o que está causando o problema.

Quando dizemos "Me perdoe" não estamos pedindo a Deus para nos perdoar, estamos pedindo que Ele nos ajude a nos perdoar.

O "Eu te amo" é endereçado a Divindade, sim, mas em um contexto mais específico estamos dizendo isso para nossa Criança, a mente Subconsciente. É o se amar. É o processo de reconciliação com este aspecto nosso que guarda nossa programação limitadora.

O amar as memórias é simplesmente o reconhecimento da razão delas serem, e que não guardamos nenhum rancor ou julgamento pelo o que tivemos de problemas em função delas. A responsabilidade, afinal é nossa, deixar ou não as memórias se repetindo manifestando problemas.

Está dando para compreender a flexibilidade dos processos do Ho'oponopono da Identidade Própria? Na medida em que tua prática te faz mais presente, tua intuição vai te dar palavras, frases, procedimentos mais pessoais para seu momento de vida. Mas o básico será sempre o "Te amo."

B. pergunta: Porque não estou tendo resultados? Tenho uma pequena duvida, conheci o Ho’oponopono aqui a mais ou menos 10 dias, tenho praticado desde então... Muitas coisas passaram a ser diferentes, coisa que eu não imaginava aconteceram, e realmente passei a me sentir melhor, mas notei que nos últimos dois dias, tem sido mais difícil, existe algo dentro de mim que parece vir à tona sempre, alguns medos passados retornaram e algumas coisas que estavam dando certo começaram a se desentender de novo... Eu tento me concentrar, repito as frases, Sinto muito... Me perdoe. Eu te amo e sou grato... Mas dessa vez parece que nada muda, como se não fizesse mais efeito, e logo apos repetir ainda me sinto meio vazio... desanimado...o que está acontecendo?

Resposta: O que ocorre é que o intelecto tenta assumir o controle da prática, ele fica querendo repetir um "efeito", pode ser um sentimento de bem-estar, de realização, de integração. Isso se torna uma expectativa de um resultado. Não funciona. Este desânimo que você sente é a falta de estímulo, de validação que o intelecto exige. Ciente disso agora mude seu foco, da busca por um resultado, para o que você está sentindo de desconfortável. Não tente identificar, quantificar a memória, só limpe em cima desse sentimento. Limpe para estar em paz.

Al McAllister

C. pergunta: Ho'oponopono pode ajudar a se livrar de vícios?
Gostaria de saber se essa cura havaiana pode ajudar alguém a se livrar de vícios. Já tentamos de tudo e a pessoa não está conseguindo. Até tratamento com medicamentos foi feito como tentativa e nada.

Resposta: Os processos Ho'oponopono podem resolver todas as questões, mas é importante não se ter expectativas em relação ao resultado, pois elas dificultam qualquer mudança em função do foco estar na condição atual, seja o que for.

Como pelo o que escreveste o problema está ocorrendo com outra pessoa é importante você fazer a limpeza Ho'oponopono em relação aos sentimentos que você tem sobre o vício dessa pessoa. Não pense em termos de solucionar o problema, mas sim simplesmente observe e limpe o que aparece em você. Toda cura é auto-cura. Se a pessoa se interessar pelo Ho'oponopono mostre a ela como fazer, mas se chegar à verdadeira paz começa com você.

Al McAllister

A. pergunta: Porque entrei em crise? Desde que comecei a praticar Ho’oponopono tem acontecido verdadeiras tempestades no meu emocional.
Eu tinha crises de pânico há alguns anos atrás que, com o tempo, foram diminuindo. Agora que comecei firme na prática essas "crises" voltaram com tudo.
A diferença é que agora é como se eu fosse duas pessoas diferentes: uma que sente o pânico e outra que... "vê de fora", digamos assim...
Mesmo entendendo que o que eu sinto são as memórias se repetindo, não consigo diminuir as sensações físicas. Dor e pressão no peito, tonturas, suores, taquicardias...
Estou procurando me manter calma, mas...
É assim mesmo, como se fosse uma fase? E leva muito tempo pra essa fase passar?
Está complicado continuar agindo normalmente com todas essas sensações dentro de mim...

Resposta: É assim mesmo o processo, mas tem um detalhe, quanto mais você resiste; tentando se explicar, entender, classificar o que está te acontecendo - procedimento típico do intelecto - mais a situação perdura. Relaxe, não tente entender, continue com sua prática e aguarde. A Paz se apresentará.

I. pergunta: Como lidar com os problemas? Conheço a técnica há pouco tempo. Sei que não devemos usá-la com um objetivo específico, mas somente para fazer a limpeza. Mas é que estou com um problema... Tenho uma difícil decisão a tomar, já pensei, pensei, mas não sei que caminho seguir. O pior é que o prazo para decidir está quase se acabando, terei que dar a resposta a qualquer momento, mas sei que conscientemente não posso saber qual o melhor caminho e tenho muito medo de me arrepender. Como posso aplicar o Ho’oponopono nesse caso?

Resposta: I., você disse que estás com um problema. O que causa problema? Memórias se repetindo na sua mente subconsciente. Pensar é um atributo do intelecto, que busca ter o controle das coisas. Ele busca soluções e informação para tomar decisões aonde? No único lugar que ele tem acesso, na mente subconsciente, e o que tem guardado lá? Memórias!

Tudo bem, é justo que você procure avaliar a situação através do exame da tua experiência de vida. Como aplicar o Ho'oponopono? Se você olhar bem vais perceber um turbilhão de emoções relativas a este "problema". Estas emoções são a sua chave para encontrar a paz. Se ligue nestes sentimentos de dúvida, frustração, impotência, desesperança até. E faça a limpeza em cima deles. Sentiu ansiedade? Limpe; "Te amo. Te amo. Te amo." Sentiu medo? Limpe; "Te amo. Te amo. Te amo." Use as frases ou qualquer uma. Limpando você vai se acalmando e um espaço é aberto para a Inspiração se apresentar e te orientar.

I. pergunta: Deve-se falar ou pensar as frases? Quando começo a falar as frases tento falar com sentimento, mas logo depois me pego falando apenas de forma mecânica, às vezes me pego falando as frases, mas pensando em outras coisas. Quando isso acontece não está surtindo nenhum efeito, não é? É o mesmo que nada?
Também às vezes quando estou falando as frases ouço uma "vozinha" lá no fundo que fica repetindo: "Pare. Não vê que isso não leva a nada. Não perca seu tempo." É normal essa dificuldade no começo?
Mais uma coisa; deve-se falar as frases apenas mentalmente? Assim é melhor do que falar?

Resposta: Não tente falar, ou pensar, as frases com um sentimento imaginado, isso é o intelecto buscando um efeito. É normal o pensamento se distrair, ao se dar conta disso volte ao presente momento. As frases funcionam, mesmo que você "viaje" ou não acredita. Mentalmente falar as frases é o usual, mas existem momentos quando se sente a necessidade de falar em voz alta. Siga tua intuição, o processo Ho'oponopono é pessoal e íntimo, se alguém vem te falar de normas e "tem que ser assim", desconsidere.
A "vozinha" faz parte da tua programação vigente, que é toda ela uma construção de memórias limitadoras, que afirmam uma condição de vida sem o viço e dinamismo da Inspiração. Escolha limpar que o programa vai perdendo a força e influência sobre você.

Para aprender mais sobre o Ho’oponopono baixe o e-book Ho’oponopono aqui: grátis!

© 2010, 2011www.portalquantum.com. Esse trabalho é completamente independente. Não há nenhuma afiliação com organizações, instituições e pessoas que se dizem fontes de "conhecimento" Ho'oponopono ou Huna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.