"Agradeço a Deus-Pai por me ouvir e me atender. Agradeço a Deus-Pai por ouvir minhas palavras antes de eu as proferir, e atender a meu pedido antes mesmo de eu expressar." Masaharu Taniguchi



domingo, 28 de novembro de 2010

Tai Chi Chuan: Equilíbrio do corpo e da mente

O Tai Chi Chuan surgiu por volta do ano 1200 d.C. com um monge taoísta, Mestre Chang San Feng. Conta-se que uma noite, enquanto meditava em sua casa, ouviu um ruído fora e foi ver o que se passava.
Deparou-se com uma garça e uma cobra em plena luta e ficou a observar a contenda. Inúmeras vezes, a garça tentou atacar a serpente, que, muito ágil e flexível, conseguia se esquivar, e vice-versa. Quando a cobra tentava atacar a garça, esta, com uma só perna, conseguia safar-se dos ataques da serpente. Muitas horas se passaram, e os dois animais, cansados, pararam de lutar. A serpente enfiou-se num buraco ao pé de uma árvore, e a garça ficou num galho alto da mesma árvore. Assim, descansavam, preparando-se para um novo combate.
Chang San Feng observou essa luta durante muitos meses, o que o inspirou a criar os movimentos do Tai Chi Chuan. Observou também os movimentos da natureza, como o do vento, das nuvens e ainda de outros animais.
Observou o princípio básico da filosofia taoísta, que afirma que a suavidade vence a rigidez, a cortesia vence a prepotência e a benevolência suplanta o egoísmo.

A arte em prol da saúde

A Organização Mundial de Saúde declarou em 1988 que a maioria das enfermidades tem sua causa na repressão emocional sistemática. Essa declaração vem ao encontro dos postulados sustentados pela medicina tradicional chinesa há mais de 5000 anos, da qual o Tai Chi Chuan faz parte.

Confúcio disse: " Se um homem está bem, sua família, seu bairro, sua cidade e sua nação estarão bem". Isso se aplica aos aspectos físicos, psicológicos e espirituais. A prática do Tai Chi Chuan atua principalmente no sistema nervoso central, harmonizando-se e gerando assim uma fina base para os melhoramentos dos outros sistemas orgânicos, influenciando especialmente os sistemas respiratório, endócrino, sangüíneo e esquelético, sendo prevenidas e curadas doenças como bronquites, distúrbios de pressão, problemas digestivos etc.

Proporciona tranqüilidade interna e permite ao praticante controlar intuitivamente suas emoções. Atualmente tem sido recomendado por profissionais da área de psicologia como "complementação terapêutica".

O Tai Chi Chuan sustenta-se na sabedoria da Natureza e do Universo, que se encontram em contínuo movimento e mutação.

Sua prática proporciona harmonia, levando-nos a uma experiência da felicidade contínua por compreendermos o mundo como uma grande escola, onde temos muito o que aprender.

O Tai Chi Chuan enfatiza o desenvolvimento da mente acima da força bruta. Alguém com mente perturbada entra facilmente em situações perigosas. Adquirindo calma mental, o praticante dificilmente terá de enfrentar problemas desse tipo. Além desse princípio, cada movimento do Tai Chi Chuan constitui uma defesa efetiva e definitiva.

Texto extraído do "Jornal o Legado"










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.