"Agradeço a Deus-Pai por me ouvir e me atender. Agradeço a Deus-Pai por ouvir minhas palavras antes de eu as proferir, e atender a meu pedido antes mesmo de eu expressar." Masaharu Taniguchi



segunda-feira, 4 de julho de 2011

MAKOTO

ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA


Vou escrever sobre a maneira mais simples de saber se uma pessoa tem ou não tem Makoto*.


Quem tem Makoto respeita e cumpre, acima de tudo, os seus compromissos. Geralmente as pessoas não consideram muito importante o fato de cumprir ou não cumprir um compromisso. Mas na verdade não é assim. Porque o não-cumprimento de um compromisso acaba sendo uma maneira de enganar os outros. É o mesmo que cometer uma espécie de delito.
O que mais costuma ser menosprezado num compromisso é o horário. É preciso pensar, porém, que quem não é pontual no compromisso que assumiu causa aborrecimentos e irritações aos outros, que ficam esperando.
Há um provérbio que diz: "É bom ser esperado, mas não é bom esperar". É claro, portanto, que é preciso procurar perceber o que sente a pessoa que ficou esperando. Quem não se importa com o sentimento dos outros é porque não tem Makoto. Por isso, ainda que a pessoa tenha muitas outras qualidades, estas deixam de ter valor, se não houver sensibilidade neste ponto.
Quem tem fé em Deus não pode menosprezar o rigoroso cumprimento do compromisso ou do horário assumido. Se não puder, acima de tudo, pôr em prática esse preceito, é reprovado na fé. Os adeptos devem guardar bem isto no coração, para que não seja esquecido.

Makoto: vocábulo japonês que engloba as acepções de sinceridade, fidelidade, honestidade, constância, devoção, franqueza, pureza e autenticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.